"Abre Alas", das 7 mulheres, estréia nos cinemas brasileiros
Produzido pela Sanar Produções e distribuído pela Embaúba Filmes, longa de estreia de Ursula Rösele transforma o ato de falar em gesto e o trauma em arte
ABRE ALAS, o primeiro longa-metragem da talentosa cineasta Ursula Rösele, chega hoje aos cinemas, marcando um momento significativo na cena cinematográfica. Produzido pela SANAR PRODUÇÕES e distribuído pela EMBAÚBA FILMES, este documentário encantador traz à tona as vozes de sete mulheres incríveis, com idades entre 53 e 85 anos, que compartilham as ricas e comoventes histórias de suas vidas.
As protagonistas Walkiria, Dora, Silvana, Sheila, Regina, Lorena e Heloísa não apenas narram suas trajetórias; elas também refletem sobre suas escolhas, recordam memórias e revelam confissões profundas. Vindo de diversas origens socioeconômicas, essas mulheres performam suas experiências únicas, transformando o ato de falar em um gesto poderoso e o trauma em uma expressão artística. O filme nasce de uma proposta essencial: escutar. Em certos momentos, essa escuta inclui até mesmo o silêncio, ressaltando a profundidade de suas jornadas. Elas enfrentaram violências, preconceitos, solidão e invisibilidade, mas, acima de tudo, hoje se permitem rir, amar e viver com um senso renovado de plenitude.
Com um olhar atento e sensível, a cineasta Rösele, que possui um doutorado em Cinema pela UFMG e é uma pesquisadora da performance documental, constrói um filme que encontra um delicado equilíbrio entre o real e o simbólico. Inspirada por autores como Eduardo Coutinho e pela crença de que "escrever é sanar", a diretora transforma o set de gravação em um espaço de cura e de criação coletiva, onde cada voz contribui para um mosaico de experiências vividas. “Todo renascimento precede uma morte,” reflete ela. “Para que mulheres possam expressar, desejar e criar, é preciso que toda uma estrutura vibre, ruindo e renascendo.”
Com reconhecimento internacional, ABRE ALAS foi agraciado com o Melhor Destaque Feminino no Femina 2025 – Festival Internacional de Cinema Feminino, tornando-se uma escolha marcante da diretora por “uma rota do coração”, conforme suas próprias palavras.
A partir de hoje, o público poderá assistir a este filme transformador em várias cidades e cinemas, que estarão exibindo esta obra significativa.
Balneário Camboriú - SC
Arthousebc
Belo Horizonte - MG
Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Una Cine Belas Artes
Recife - PE
Cinema da Fundação
Salvador - BA
Circuito Saladearte
São Paulo - SP
Espaço Petrobrás de Cinema
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Ursula Rösele
Fotografia: Jenny Cardoso
Montagem: Beatriz Pomar
Som: Letícia Ávila
Produção: Simone Martins, Ursula Rösele
Produção: Sanar Produções
Distribuição: Embaúba Filmes
Elenco: Heloísa Arthur Maciel de Castro Gomes, Lorena Maria de Paiva, Maria Auxiliadora da Silva Rosa, Regina Célia, Sheila Paiva, Silvana Maria Leal de Assis, Walkíria Gomes
Participação: Da Macedônia, Eunice Duarte Paiva
SOBRE A DIRETORA
Ursula Rösele usou parte de seus 20 anos de experiência no cinema, além de referências como Eduardo Coutinho, Agnès Varda e Abbas Kiarostami, para captar cenas que reverberam no público com potência e sensibilidade. Entre depoimentos e performances, seu primeiro longa dá voz a silêncios secularmente calados.
SOBRE A EMBAÚBA FILMES
A Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a maior circulação de filmes autorais brasileiros. Diferencia-se pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 50 títulos, investindo em obras de grande relevância cultural e política. A empresa também atua na exibição de filmes pela internet por meio da plataforma Embaúba Play, que reúne mais de 700 títulos entre curtas, médias e longas do cinema brasileiro contemporâneo.
Mais inspirações de lifestyle





