Um logotipo para notícias da sociedade, estilo de vida, negócios e imprensa automotiva
Um fundo colorido com a palavra magalu nele
Wandick Donett • 19 de agosto de 2025

Volkswagen Jetta GLI: esportividade e tecnologia em um sedã de nicho

Modelo  conta com motor 2.0 turbo, pacote de segurança

ampliado e foco em desempenho

O Volkswagen Jetta GLI desembarca no mercado brasileiro com preço sugerido a partir de R$ 250.990. Importado do México, mantém-se como a única versão do Jetta disponível no país, posicionando-se como alternativa para quem busca um sedã médio de apelo esportivo.


Entre os principais concorrentes diretos e indiretos estão Toyota Corolla GR-S, Honda Civic Touring e, em alguns aspectos de proposta, sedãs médios premium de entrada como BMW Série 2 Gran Coupé e Audi A3 Sedan. A disputa é restrita, já que o segmento de sedãs médios encolheu frente à preferência por SUVs.


O conjunto mecânico é formado pelo motor 2.0 TSI EA888 a gasolina, com 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem banhada a óleo, com sete marchas. Em mercados como o norte-americano há opção manual, mas ela não será oferecida no Brasil.


O combustível utilizado é exclusivamente gasolina, armazenada em um tanque de 50 litros. A autonomia declarada pode chegar a 610 km em rodovias e cerca de 495 km em uso urbano, considerando consumo médio de 12,2 km/l na estrada e 9,9 km/l na cidade.


O desempenho é um dos pontos centrais: acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge 249 km/h de velocidade máxima. A tração é dianteira, auxiliada por diferencial eletrônico XDS e controle de torque VAQ, recursos que contribuem para a estabilidade em curvas.


No interior, o Jetta GLI traz bancos revestidos em couro Vienna perfurado com costuras vermelhas, ajustes elétricos para o motorista e volante multifuncional. O painel recebeu alterações sutis, com saídas de ar redesenhadas e central multimídia VW Play de 10,1 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.


A posição de dirigir é baixa, com boa amplitude de ajustes no banco e no volante, favorecendo ergonomia para condução esportiva. A visibilidade é adequada, embora o túnel central elevado possa limitar o conforto do passageiro central traseiro.


Entre os itens de conforto interno estão ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar, sistema de som de alta qualidade, chave presencial e carregador de celular por indução. No exterior, o modelo adota rodas de 18 polegadas com novo desenho, faróis e lanternas full LED interligados por barra luminosa e frisos vermelhos característicos da linha GLI.


O porta-malas mantém capacidade de 510 litros, superando alguns rivais diretos. A abertura é ampla e o espaço interno é regular, atendendo bem a viagens em família.


Em termos de segurança, o pacote IQ.DRIVE é de série, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa e monitoramento ativo de ponto cego.


Ao dirigir, o Jetta GLI transmite respostas rápidas ao acelerador e trocas de marcha precisas. A suspensão independente nas quatro rodas, com amortecedores adaptativos, contribui para manter estabilidade em alta velocidade e controle em mudanças bruscas de direção.


O isolamento acústico é eficiente, permitindo que o som do motor seja percebido de forma controlada na cabine. Em uso urbano, a direção elétrica progressiva facilita manobras, enquanto em rodovias mantém firmeza adequada.


A calibragem dos freios, com discos ventilados nas quatro rodas, garante desacelerações consistentes mesmo após uso intenso. O sistema de vetorização de torque atua de forma discreta, reduzindo subesterço em curvas mais fechadas.


O Volkswagen Jetta GLI mantém-se como opção de nicho para quem prioriza desempenho em um sedã médio. Com preço elevado frente a alguns concorrentes, aposta na combinação de motor potente, pacote tecnológico e espaço interno para justificar sua proposta.

Mais inspirações de lifestyle

Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Jaguar F-Pace SVR. Nem precisaria dizer mais nada. A versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged, com torque de 71,4 kgfm a 3.500 rpm, 550 cv de potência e aquele ronco encorpado e grave dos 8 cilindros, de veículos velozes e furiosos. Aliado ao desempenho , vem com tração integral inteligente e transmissões automáticas de 8 velocidades com paddle shift, garante ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR. 
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Uma novidade da Azuma é a linha de sakes saborizados Mix & Match. São três sabores diferentes: Tangerina com Pimenta Rosa – que combina ingredientes brasileiros e pode ser bebido com gelo ou com frutas cítricas, como abacaxi; Chá Branco com Yuzu – uma fruta cítrica oriental, que harmoniza bem com frutas mais doces, como melancia, ou mais ácidas, como uva verde, criando um drink suave e equilibrado; Mel com notas de Baunilha – que traz uma camada extra de sabor para a tradicional sakerinha de morango, ou para drinks mais ousados, com café, canela ou chocolate, criando contrastes interessantes. “A linha de sakes saborizados foi criada para explorar sabores que não são comuns na categoria de sake, ressaltando suas qualidades. Sabor, suavidade e inovação em um segmento de mercado ainda pouco explorado no Brasil”, explica Ianka Saori, Marketing da Kikkoman, no Brasil.
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
O Volkswagen T-Cross Highline 2023 é a versão mais completa do SUV compacto da marca alemã, que oferece um conjunto mecânico eficiente, um pacote tecnológico recheado e um design moderno e atraente. O modelo é equipado com o motor 1.4 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a transmissão automática de 6 velocidades. Além desses itens vem com teto solar panorâmico, pintura bicolor, sistema multimídia VW Play e seis airbags. O preço sugerido é de R$ 165.990 Avaliei o T-Cross Highline 2023 tem um desempenho ágil e econômico, além de uma dirigibilidade prazerosa e segura, graças à sua suspensão bem calibrada e à sua direção elétrica precisa. T-Cross Highline 2023 se destaca pela sua dirigibilidade, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso.  Ele também conta com recursos como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. O espaço interno é bom para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 373 litros.