Um logotipo para notícias da sociedade, estilo de vida, negócios e imprensa automotiva
Um fundo colorido com a palavra magalu nele
Wandick Donett • 9 de outubro de 2025

Sao Paulo registra recorde de venda de barcos sofisticados

São Paulo Boat Show 2025 registrou venda recorde de barcos, reuniu 120 marcas e atraiu 40 mil visitantes ao São Paulo Expo

O São Paulo Boat Show 2025 encerrou com recorde histórico de vendas: mais de 750 barcos negociados, crescimento de 7,1% em relação ao ano passado, quando foram fechados 700 negócios. Ao longo de seis dias, o evento reuniu mais de 120 marcas expositoras, apresentou cerca de 170 embarcações e recebeu 40 mil visitantes no São Paulo Expo, confirmando sua posição como o maior palco de negócios da indústria náutica da América Latina. Os números refletem o bom momento da chamada Economia do Mar, que já contabiliza mais de 1 milhão de barcos registrados no Brasil e gera 150 mil empregos diretos e indiretos com a indústria náutica, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar).

“O resultado desta edição mostra como o setor náutico é um verdadeiro propulsor para o desenvolvimento econômico do país. Cada barco novo vendido significa empregos gerados em estaleiros, marinas, fornecedores e serviços associados, além de maior arrecadação de impostos que retornam para a sociedade. O setor náutico no Brasil possui um potencial de crescimento imenso, especialmente quando olhamos para o turismo náutico e para a expansão das estruturas de apoio. O São Paulo Boat Show é o reflexo desse movimento: um espaço que conecta inovação, negócios e estilo de vida, e que contribui diretamente para que o mar seja um dos grandes motores da economia brasileira”, afirma Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica/Boat Show Eventos.

Na avaliação do secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Ministério do Turismo, Carlos Menezes Sobral, os resultados vão além dos negócios fechados na feira: “O turismo náutico desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico do país, ao impulsionar empregos e renda, estimular comércio e serviços locais, atrair investimentos em infraestrutura e fortalecer a indústria náutica. Além de diversificar a oferta turística e ampliar o fluxo de visitantes nacionais e internacionais, promove o desenvolvimento regional de forma sustentável”.

Entre os expositores, o sentimento é de otimismo e reconhecimento do papel do evento como catalisador de negócios e relacionamento com o público. “O São Paulo Boat Show é o principal evento do ano para a Intermarine. É o momento de apresentar lançamentos, mostrar nosso trabalho, receber clientes e reencontrar amigos e apaixonados pelo mar. Aproveitamos essa edição, que é o maior evento náutico da América Latina, para celebrar nossa história e lançar o futuro com a nova Intermarine 25 Metros”, afirma Roberta Ramalho, presidente da Intermarine.

A visão é compartilhada por outros grandes estaleiros nacionais. “Estar no São Paulo Boat Show é fundamental pela proximidade que temos com nossos consumidores. É uma troca muito significativa, uma oportunidade de conversar, ouvir e entender de perto o público. Nosso estande está entre os mais movimentados da feira, o que torna essa experiência ainda mais especial para a Fibrafort”, afirma Barbara Martendal, diretora de negócios da Fibrafort.

Para a Schaefer Yachts destaca o alcance internacional da feira e sua importância como vitrine da indústria brasileira. “Estar no São Paulo Boat Show é uma grande oportunidade para a Schaefer apresentar sua linha de produtos ao Brasil e ao mundo. É o momento de mostrar ao mercado o resultado do nosso trabalho e toda a qualidade que a marca representa”, afirma Pedro Odílio, CEO da Schaefer Yachts.

Já para a NX Boats, o evento representa a consolidação da marca no cenário nacional. “O São Paulo Boat Show é o maior evento náutico da América Latina e um evento fundamental para a NX. Trouxemos praticamente toda a nossa linha para apresentar aos clientes de todo o Brasil e proporcionar uma experiência completa com nossos barcos. A cada edição, ampliamos nossa participação, com mais modelos e um estande ainda maior, reforçando a importância do evento para a marca”, afirma Jonas Moura, CEO da NX Boats.

Quase 20% das embarcações expostas neste ano eram lançamentos, um dado que evidencia a força inovadora da indústria e a relevância do São Paulo Boat Show como palco para novidades que ditam o ritmo do mercado náutico no Brasil. Além dos barcos, a edição de 2025 também apresentou motores de última geração, tecnologias sustentáveis, equipamentos, acessórios, veículos off-road e atrações culturais e educativas, como o circuito de palestras Náutica Talks. Essa diversidade reforça o papel do evento não apenas como vitrine de negócios, mas como um espaço que aproxima novos públicos do setor, amplia as possibilidades de acesso à navegação com consórcios, cotas compartilhadas e financiamento, e mostra que a náutica vai muito além da compra de embarcações.

“O São Paulo Boat Show mostra que a náutica brasileira vive um ciclo de crescimento consistente. O evento reúne lançamentos, tecnologia, sustentabilidade e opções acessíveis para quem deseja entrar no setor, ao mesmo tempo em que fortalece os grandes estaleiros e impulsiona a geração de negócios. Essa combinação projeta o Brasil como um mercado com enorme potencial e cada vez mais relevante”, comenta Thalita.

Sobral também destacou a relevância dos Boat Shows para a indústria. “Esses encontros se transformam no principal palco para lançamentos, geração de negócios e promoção da indústria náutica da América Latina. O São Paulo Boat Show, em especial, é mais do que um salão: é uma experiência imersiva que conecta inovação, estilo de vida e oportunidades de negócios, contribuindo diretamente para a geração de empregos, renda e desenvolvimento do setor”.

O calendário náutico brasileiro segue movimentado. O próximo evento será o Salvador Boat Show 2025, que será realizado de 30 de outubro a 2 de novembro, na Bahia Marina. Em sua segunda edição, o evento promete ampliar ainda mais a presença da náutica no Nordeste, ao reunir grandes marcas nacionais, oferecer test-drives na Baía de Todos-os-Santos e reforçar a vocação da região como um dos polos mais promissores para o turismo náutico no país.

 

Mais informações: https://www.boatshow.com.br


Mais inspirações de lifestyle

Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Jaguar F-Pace SVR. Nem precisaria dizer mais nada. A versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged, com torque de 71,4 kgfm a 3.500 rpm, 550 cv de potência e aquele ronco encorpado e grave dos 8 cilindros, de veículos velozes e furiosos. Aliado ao desempenho , vem com tração integral inteligente e transmissões automáticas de 8 velocidades com paddle shift, garante ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR. 
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Uma novidade da Azuma é a linha de sakes saborizados Mix & Match. São três sabores diferentes: Tangerina com Pimenta Rosa – que combina ingredientes brasileiros e pode ser bebido com gelo ou com frutas cítricas, como abacaxi; Chá Branco com Yuzu – uma fruta cítrica oriental, que harmoniza bem com frutas mais doces, como melancia, ou mais ácidas, como uva verde, criando um drink suave e equilibrado; Mel com notas de Baunilha – que traz uma camada extra de sabor para a tradicional sakerinha de morango, ou para drinks mais ousados, com café, canela ou chocolate, criando contrastes interessantes. “A linha de sakes saborizados foi criada para explorar sabores que não são comuns na categoria de sake, ressaltando suas qualidades. Sabor, suavidade e inovação em um segmento de mercado ainda pouco explorado no Brasil”, explica Ianka Saori, Marketing da Kikkoman, no Brasil.
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
O Volkswagen T-Cross Highline 2023 é a versão mais completa do SUV compacto da marca alemã, que oferece um conjunto mecânico eficiente, um pacote tecnológico recheado e um design moderno e atraente. O modelo é equipado com o motor 1.4 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a transmissão automática de 6 velocidades. Além desses itens vem com teto solar panorâmico, pintura bicolor, sistema multimídia VW Play e seis airbags. O preço sugerido é de R$ 165.990 Avaliei o T-Cross Highline 2023 tem um desempenho ágil e econômico, além de uma dirigibilidade prazerosa e segura, graças à sua suspensão bem calibrada e à sua direção elétrica precisa. T-Cross Highline 2023 se destaca pela sua dirigibilidade, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso.  Ele também conta com recursos como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. O espaço interno é bom para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 373 litros.