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Wandick Donett • 8 de outubro de 2025

Marca brasileira cria campanha inspirada no luxo artesanal de Loro Piana e Chloé

Ninna Bajotto e Sofia Serafim, da NS Dress, presenteiam Antonela Braga, Liz Macedo e Sofia Schaadt com vestidos 100% produzidos no Brasil

 verdadeiro prestígio está nas costuras visíveis, no toque humano e no tempo dedicado a fazer o que antes era invisível. Grifes como Loro Piana e Chloé redescobriram o valor do artesanal, transformando o feito à mão em uma nova linguagem de sofisticação silenciosa.

Essa virada de olhar, que começou discretamente na Europa, ecoa no Brasil, onde o trabalho manual sempre fez parte da cultura popular. Num país em que o bordado e o crochê são heranças de família, o artesanal deixa de ser apenas tradição e passa a ocupar o território do desejo. É uma resposta à moda acelerada que transformou roupas em algoritmos.

Em Porto Alegre, duas adolescentes de 15 anos decidiram traduzir esse movimento com naturalidade e propósito. À frente da marca NS Dress, Ninna Bajotto e Sofia Serafim começaram a costurar vestidos à mão como um projeto escolar e acabaram criando um ateliê autoral. Recentemente, lançaram uma campanha digital inspirada nas grandes grifes de luxo, enviando suas criações a influenciadoras brasileiras como Antonela Braga, Liz Macedo e Sofia Schaadt, nomes que representam a nova geração nas redes.

A proposta não é publicitária. Sem contratos, roteiros ou estética forçada, o gesto é simples e simbólico: entregar o resultado de um trabalho artesanal a jovens que ditam tendências e observar o impacto disso em uma cultura acostumada ao instantâneo.

Os vídeos que mostram o processo de confecção, tecidos leves, linhas coloridas e mãos em movimento conquistaram o público por parecerem lentos em meio à pressa digital. Há algo de hipnótico em ver uma peça nascer do zero enquanto o tempo da internet corre em segundos. Essa contradição é o ponto de encontro entre o artesanal e o digital.

Nos bastidores, o feito à mão começa a recuperar o prestígio perdido para o industrial. Em um mercado saturado por coleções rápidas e descartáveis, o valor volta a ser medido pelo cuidado. Marcas de luxo apostam em oficinas locais e processos sustentáveis, enquanto grifes brasileiras investem em produções pequenas e significativas. O luxo, mais do que uma estética, tornou-se uma ética.

A Geração Z, criada entre filtros e descartes, começa a enxergar no artesanato uma forma de autenticidade. Não se trata de nostalgia, mas de reconexão. O desejo por peças que carregam tempo e identidade revela um amadurecimento estético e afetivo. Vestir algo que tem história é uma escolha de estilo, mas também de valores.

A experiência da NS Dress mostra que a moda feita no Brasil pode falar a língua do luxo internacional sem perder sua essência local. Entre linhas e likes, o novo luxo talvez esteja justamente no tempo que leva para existir. Num mundo movido pela velocidade, o feito à mão surge como um ato de resistência, e o mais refinado símbolo de sofisticação.




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