O Grupo OLX divulgou os resultados de um estudo sobre as tendências do consumidor em relação à mobilidade urbana, durante o Conecta Autos 2023, o maior evento de inovação do setor automotivo. O levantamento, realizado pelo Data OLX Autos, mostra que o carro continua sendo o principal meio de transporte para os deslocamentos diários, enquanto os aplicativos de mobilidade são usados apenas esporadicamente. As outras alternativas, como táxi, trem, metrô, ônibus e bicicleta, têm menor preferência entre os entrevistados.
A pesquisa também revela que 43% dos entrevistados pretendem comprar um carro nos próximos 6 meses. A geração Z, a mais nova, é a que tem mais dúvidas sobre o tipo de veículo a escolher. Os carros usados são mais procurados pela classe C (44%), enquanto os carros novos têm mais apelo entre as mulheres (17%) e a geração BB (18%).
Os fatores financeiros são determinantes para as decisões de compra, principalmente para as gerações Z e Y, que apontam questões financeiras como o principal motivo para adiar a compra de um carro nos próximos 6 meses (30%).
Preferências tecnológicas e segurança
A pesquisa destaca que características tecnológicas, como visibilidade noturna e assistente de estacionamento, são mais valorizadas do que o design inovador na escolha de um veículo. Além disso, cerca de 6 em cada 10 entrevistados consideram importante o nível de emissão de CO² pelos veículos.
A pesquisa também revela que cerca de 4 em cada 10 entrevistados consideram comprar um carro híbrido ou elétrico. Entre eles, a classe A se destaca, com 58% considerando veículos deste tipo.
Quanto aos veículos autônomos, a pesquisa aponta opiniões divergentes. Por um lado, há uma parcela expressiva que indica que o Brasil ainda não está preparado para esse tipo de tecnologia, onde 2 em cada 10 entrevistados sinalizam desconfiança e a necessidade de mais testes. Na outra ponta, cerca de 3 em cada dez gostam da tecnologia e acreditam que ela representa o futuro da mobilidade.
Preocupações e percepções sobre seguro de carro
A maioria dos entrevistados que possui automóvel, declara ter algum tipo de seguro de carro. Cerca de 4 em cada 5 entrevistados acreditam que o valor do seguro de carro aumentou no último ano, e 3 em cada 4 esperam algum tipo de aumento no futuro.
Popularidade da bicicleta
Dentre os respondentes, 43% indicou utilizar bicicleta na rotina. Este grupo é formado por 14% mulheres e 85% homens; 7% da classe A, 38% da classe B, 36% da classe C e 12% classe D/E.
Entre quem indicou utilizar bicicleta, 9 em cada 10 as utiliza para todo o percurso até o destino pretendido. Do público que usa somente bicicleta alugada, destaca-se principalmente a geração Z (13%) e o público feminino (8%).
Inteligência de mercado
A pesquisa "Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana 2023" do Data OLX Autos oferece uma visão abrangente das mudanças nas preferências e percepções dos brasileiros em relação à mobilidade urbana. A pesquisa entrevistou 5.529 pessoas de 27 Estados do Brasil entre 7 e 19 de setembro de 2023, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 1,3 ponto percentual.
"Estamos orgulhosos de fornecer informações que ajudarão a moldar o futuro da mobilidade no Brasil, com base nas preferências e tendências que identificamos. O Grupo OLX está comprometido em antecipar as necessidades de nossos clientes e oferecer soluções que acompanhem a evolução do cenário de mobilidade urbana”, afirma o vice-presidente de Autos e Comercial do Grupo OLX, Flávio Passos.
Seja o primeiro a receber novos conteúdos e atualizações de inspiração de Society News. Não enviaremos spam para você.